17 maio 2012

John Rawls - textos úteis para aprofundar o estudo

O filósofo mais marcante na filosofia política do último século foi indiscutivelmente John Rawls. Por isso o estudamos a propósito do problema da justiça social. A sua fundamentação do contratualismo ainda é o tema mais discutido por quem se interessa por esta área da filosofia.
Para complementares o teu estudo da teoria da justiça como equidade de John Rawls segue estas ligações e aproveita bem os textos que encontrarás:
Se quiseres textos mais detalhados e profundos sobre a teoria de Rawls encontrarás aqui um texto de Faustino Vaz em que se apresenta mais detalhadamente a teoria da justiça de Rawls; e aqui um outro mais exaustivo de Ricardo Salgado Carvalho.
Boas leituras!

3 comentários:

Micael Sousa disse...

Obrigado pelas dicas. Irei ver assim que puder.
Dado que não estudei nada que se assemelhasse a ciências sociais, Rawls para mim esteve omisso e oculto por muito tempo, mas quando li o livro "Pensamento Político Contemporâneo - uma introdução" a sua importância e influência tornou-se evidente. Especialmente na percepção e defesa das teorias relacionadas com o Estado Social e providência.
Obrigado pelas sugestões.

Suely Monteiro disse...

Sou estudante de Filosofia. Encontrei seu blog por acaso e gostei muito.Se você não se importar, eventualmente, transcreverei algum artigo para enriquecer o meu blog, citando a fonte.
Parabéns pelo seu trabalho.

Rui Areal disse...

Micael: ninguém escreve ou sequer pensa em filosofia social e política sem ter o Rawls em mente. É incontornável. Sendo Americano torna-se curioso o facto de ser ele um dos pensadores mais fortes em defesa de uma sociedade menos egoísta e individualista.
Suely: claro que não me importo. Agradeço a citação da fonte, especialmente no caso dos textos dos meus alunos. Eles merecem!

filosofiareal

«Quem hoje em dia ensina filosofia não selecciona o alimento para o seu aluno com o objectivo de lhe adular o gosto, mas sim para o modificar.»
Wittgenstein