29 janeiro 2007

Apontamentos de alunos #3

(Apontamentos não editados)

Valores e Valoração

Axiologia – é uma disciplina filosófica que estuda a natureza dos valores em geral, isto é procura identificar o que existe em comum entre os diferentes tipos de valores, (estéticos, éticos…). Também se pode chamar á axiologia teoria dos valores, ou filosofia dos valores.

Áxis + logos

Eixo + estudo racional sobre…

® Etimologicamente axiologia deriva da palavra “axis” que significa eixo.

Eixo – um ponto fixo em torno do qual gira uma roda (ou outro objecto)

® Tal como o eixo é um ponto fixo, os valores são pontos de referência á volta dos quais “giram” as nossas opiniões e as nossas acções.

Por isso podemos considerar que os valores são guias das nossas acções. Os valores orientam e dão sentido ás nossas acções.

® Os valores são pontos de referência que nos permitem avaliar/ajuizar o mundo que nos rodeia.

® Podemos comparar os valores a um “fiel de uma balança”, pois tal como este permite avaliar o peso das coisas, os valores permitem avaliar a importância dos objectos e pessoas (atitudes) que nos rodeiam.

® Os valores são diversos um mesmo objecto ou atitude pode ser muito valioso sob o ponto de vista estético (valor “belo”), mas pode ser pouco valioso sob o ponto de vista de utilidade (valor “útil”)

Ex.: Pintura.

® Os valores são critérios. Os critérios permitem fazer distinções/avaliações entre as coisas. Os valores também permitem isso. Por isso, se fala de critérios valorativos quando abordamos o tema dos valores.

Polaridade – Qualquer valor possui um “ contra-valor” , isto é, a cada valor positivo podemos a por um negativo.

Ex.: Ao valor “Belo” podemos contrapor o valor “feio”; ao “justo” o “injusto”

Hierarquia – Nem todos os valores tem a mesma importância para nós. Uns são mais importantes, têm mais significado do que outros para nós. Por isso, os valores estão organizados numa escala. Cada pessoa (mesmo sem nunca ter pensado nisso) possui uma escala/hierarquia de valores.

Ex.: Se precisares de mentir para ajudar um amigo podes:

A)Mentir e ajudar o amigo.

B)Dizer a verdade é não ajudar o amigo.

Todas as nossas acções reflectem a nossa hierarquia de valores escolhermos a acção A isso significa que damos mais importância á “amizade” do que a “verdade”.

Se optássemos por B, isso reflectiria uma hierarquia de valores diferentes a “verdade” seria um valor mais importante do que a “amizade”.


Juízo – afirmação sobre a realidade (mundo, tudo o que existe, o que pensamos…)

A

“ O João tem 1.90 m de altura.”

“A pena de morte existe nos E.U.A.”


B

“O João é honesto.”

“ A pena de morte é injusta”

Juízos de facto – São objectivos e possuem valor de verdade.

Juízos de valor – Serão objectivos? Será que possuem valor de verdade?

R: 1 Relativismo Não

R: 2 Objectivismo Sim

(Apontamentos de Marina Barbosa 10º 4D)

Sem comentários:

filosofiareal

«Quem hoje em dia ensina filosofia não selecciona o alimento para o seu aluno com o objectivo de lhe adular o gosto, mas sim para o modificar.»
Wittgenstein