23 julho 2005

Porquê textos filosóficos e não poesia?

Estalou polémica com as orientações para os exames de filosofia. Dizem alguns que essas indicações estão demasiado coladas a um manual. Mais: que estão tendenciosamente inclinadas para um tipo de filosofia, a saber, a filosofia analítica. Dizem que não há pluralismo.
Não sou adepto da filosofia analítica. Sou muito mais póximo do último Wittgenstein do que do primeiro. E a filosofia analítica esquece sempre o segundo e fica-se pelo primeiro. Sou mais pós-moderno do que essencialista. E os analíticos são inequivocamente essencialistas. Não estou a defender uma linha filosófica. Estou apenas preocupado com a nossa prática pedagógica.
Mas tenho que discordar desses alguns que acusam o ministério de defender essa linha analítica. A filosofia tem que ter um conteúdo palpável. Tem que apresentar aos seus alunos tarefas definidas e claras. Úteis para a sua vida do dia a dia. Essas tarefas são a interpretação de texto e a elaboração de reflexões críticas sobre eles. Ponto final. A filosofia não serve para mais nada. Palavras grandiloquentes como: encarar a vida de outra vida, abrir horizontes de pensamento, etc, são balelas que escondem a incompetência da maioria dos meus colegas de profissão. A única tarefa específica da filosofia é desenvolver as competências argumentativas dos nossos alunos usando conteúdos filosóficos. As outras são generalidades que qualquer ser humano com sensibilidade tenta desenvolver nas pessoas que o rodeiam, especialmente professores.
(Diria mais, para ser ainda mais polémico: das áreas filosóficas abordadas pelo programa poderíamos ficar apenas com a lógica e a ética. Mas admito a pertinência de outras.)
Esta preocupação com a tendência analítica dos exames surge porque afecta os colegas incompetentes, que não leram o programa com cuidado nem as orientações dadas pelo ministério logo de início. Estão preocupados porque a sua incompetência vai ser visível nos resultados dos seus alunos. Pois estes são incapazes de realizar um comentário filosófico simplesmente porque nunca realizaram nenhum. Nunca foram ensinados. Não sabem analisar um texto e identificar teses e argumentos. O que é lhes fica filosofia? Uns chavões que não compreendem totalmente porque não são licenciados em filosofia, apenas alunos do secundário. «Só sei que nada sei», «penso logo existo», etc. Capacidade para pegar num diálogo socrático ou num texto de Descartes e distinguir uma premissa de uma conclusão, isso não são capazes. Serão capazes de pensamento crítico estes alunos? Serão cidadãos capazes de intervir civicamente?
É hora de mudar a nossa prática.
Já agora, porque é que não acusaram o ministério de seguir o manual do Luís Rodrigues? Também está extremamente bem feito e segue exactamente as orientações do ministério. Mistérios filosóficos.

Adoro poesia. E até acho que a melhor filosofia é poesia. Mas não vou ensinar os meus alunos a poetar sobre Descartes. Eles que decidam mais tarde na vida (se desenvolverem estudos filosóficos) se a filosofia é poesia ou não. Eu tenho é que lhes dar instrumentos e ferramentas de trabalho. Não tenho que os condicionar a considerar esta ou aquela corrente como a correcta. A chamada filosofia analítica tem qualidade pedagógicas exemplares, pois permite colocar todas as correntes filosóficas em equação. E garanto que nenhum aluno meu se tornou «analítico» devido às minhas aulas. Tornou-se capaz de analisar e interpretar textos filosóficos, identificando o essencial do discurso, distinguindo teses e argumentos, tipos de argumentos, etc. Isso é conteúdo filosófico. Porque se nos agarramos à história da filosofia em detrimento destes valores instrumentais, estamos condenados a não produzir nos alunos nenhum efeito. E ensinar é modificar.

2 comentários:

Prof24 disse...

Ora assim é que é falar. Há um fórum sobre o tema em http://www.apfilosofia.org/forum_exames/Default.htm
Por aqui se vê como o imobilismo é um factor de regressão... Aqueles ******* continuam a preferir a conversa de café!

travisprice1994 disse...

='Brand New News Fr0m The Timber Industry!!'=

========Latest Profile==========
Energy & Asset Technology, Inc. (EGTY)
Current Price $0.10
================================

Recognize this undiscovered gem which is poised to jump!!

Please read the following Announcement in its Entierty and
Consider the Possibilities�
Watch this One to Trad,e!

Because, EGTY has secured the global rights to market
genetically enhanced fast growing, hard-wood trees!

EGTY trading volume is beginning to surge with landslide Announcement.
The value of this Stoc,k appears poised for growth! This one will not
remain on the ground floor for long.

KEEP READING!!!!!!!!!!!!!!!

===============
"BREAKING NEWS"
===============

-Energy and Asset Technology, Inc. (EGTY) owns a global license to market
the genetically enhanced Global Cedar growth trees, with plans to
REVOLUTIONIZE the forest-timber industry.

These newly enhanced Globa| Cedar trees require only 9-12 years of growth
before they can be harvested for lumber, whereas worldwide growth time for
lumber is 30-50 years.

Other than growing at an astonishing rate, the Global Cedar has a number
of other benefits. Its natural elements make it resistant to termites, and
the lack of oils and sap found in the wood make it resistant to forest fire,
ensuring higher returns on investments.
T
he wood is very lightweight and strong, lighter than Poplar and over twice
as strong as Balsa, which makes it great for construction. It also has
the unique ability to regrow itself from the stump, minimizing the land and
time to replant and develop new root systems.

Based on current resources and agreements, EGTY projects revenues of $140
Million with an approximate profit margin of 40% for each 9-year cycle. With
anticipated growth, EGTY is expected to challenge Deltic Timber Corp. during
its initial 9-year cycle.

Deltic Timber Corp. currently trades at over $38.00 a share with about $153
Million in revenues. As the reputation and demand for the Global Cedar tree
continues to grow around the world EGTY believes additional multi-million
dollar agreements will be forthcoming. The Global Cedar nursery has produced
about 100,000 infant plants and is developing a production growth target of
250,000 infant plants per month.

Energy and Asset Technology is currently in negotiations with land and business
owners in New Zealand, Greece and Malaysia regarding the purchase of their popular
and profitable fast growing infant tree plants. Inquiries from the governments of
Brazil and Ecuador are also being evaluated.

Conclusion:

The examples above show the Awesome, Earning Potential of little
known Companies That Explode onto Investor�s Radar Screens.
This s-t0ck will not be a Secret for long. Then You May Feel the Desire to Act Right
Now! And Please Watch This One Trade!!


GO EGTY!


All statements made are our express opinion only and should be treated as such.
We may own, take position and sell any securities mentioned at any time. Any
statements that express or involve discussions with respect to predictions,
goals, expectations, beliefs, plans, projections, object'ives, assumptions or
future events or perfo'rmance are not
statements of historical fact and may be
"forward,|ooking statements." forward,|ooking statements are based on expectations,
estimates and projections at the time the statements are made that involve a number
of risks and uncertainties which could cause actual results or events to differ
materially from those presently anticipated. This newsletter was paid $3,000 from
third party (IR Marketing). Forward,|ooking statements in this action may be identified
through the use of words such as: "pr0jects", "f0resee", "expects". in compliance with
Se'ction 17. {b), we disclose the holding of EGTY shares prior to the publication of
this report. Be aware of an inherent conflict of interest resulting from such holdings
due to our intent to profit from the liquidation of these shares. Shar,es may be sold
at any time, even after positive statements have been made regarding the above company.
Since we own shares, there is an inherent conflict of interest in our statements and
opinions. Readers of this publication are cautioned not
to place undue reliance on
forward,|ooking statements, which are based on certain assumptions and expectations
involving various risks and uncertainties that could cause results to differ materially
from those set forth in the forward- looking statements. This is not solicitation to
buy or sell st-0cks, this text is or informational purpose only and you should seek
professional advice from registered financial advisor before you do anything related
with buying or selling st0ck-s, penny st'0cks are very high risk and you can lose your
entire inves,tment.

filosofiareal

«Quem hoje em dia ensina filosofia não selecciona o alimento para o seu aluno com o objectivo de lhe adular o gosto, mas sim para o modificar.»
Wittgenstein