24 maio 2005

filosofiareal

Este Blog serve para comunicar, divulgar e discutir ideias filosóficas. É dirigido a alunos de filosofia, mas serve preferencialmente como meio de comunicação entre mim e os meus alunos, embora seja aberto a todos. Usa o comentário para me contactar.
Façamos da filosofia algo real. É este o lema do blog. Algo que toque as pessoas na sua vida diária. O filósofo nas nuvens é uma imagem de uma certa atitude filosófica elitista que me parece desprezível. Certos filósofos (e professores de filosofia) escondem a vacuidade das suas ideias por detrás de textos complexos e herméticos. Apenas para parecerem muito sábios.
No outro extremo existe a ideia de que a filosofia deve ser demasiado simplificada ao ponto de ser considerada «conversa de café». São dois erros que não podemos cometer. Nós professores. Mas vocês, alunos, também tem que ter cautela. SObre a melhor atitude a ter perante a filosofia leiam o texto de António Sérgio «O aprendiz de filósofo» neste blog.
Para evitarmos cair nas armadilhas da filosofia devemos ter em mente que nada se consegue sem esforço. Pensar exige muito esforço e dedicação. Se fosse fácil todos eram génios. É dificil. Mas é possível para quem trabalha a sério as suas capacidades. Espero neste espaço proporcionar meios de auxílio nesse esforço. E se és meu aluno, lembra-te: consultar o blog é TPC diário!!! Nunca se sabe o que encontrarás por aqui...

1 comentário:

Anónimo disse...

O professor, em pouco tempo, conseguiu fazer com que eu adorasse a disciplina de Filosofia. Isto deve-se ao facto de, nas suas aulas, eu me sentir como se estivesse em casa, ou ainda melhor! Professores como você fazem muita falta e é por isso que eu lhe dou muito valor. Continue assim :)

filosofiareal

«Quem hoje em dia ensina filosofia não selecciona o alimento para o seu aluno com o objectivo de lhe adular o gosto, mas sim para o modificar.»
Wittgenstein